Como declarar aluguel? Entenda mais sobre o assunto!

Todo começo de ano é a mesma coisa: devemos separar nossa documentação financeira para preparar a declaração de Imposto de Renda, que costuma ter prazo máximo de entrega até o final de abril. Mas quem tem imóveis locados costuma ficar em dúvida sobre como declarar aluguel . A operação não é difícil, mas tem algumas particularidades.

Vamos oferecer as principais orientações para que você insira corretamente esses rendimentos em sua declaração. Afinal, ela é obrigatória e, se não for feita, põe em risco o proprietário de cair na malha fina. Acompanhe conosco e tire as suas principais dúvidas!

Tire suas principais dúvidas sobre como declarar aluguel no IR

Na maioria dos casos, os questionamentos são referentes à área em que se deve declarar aluguel e como fazer isso no caso de o imóvel ter mais de um proprietário. Confira as nossas respostas às principais perguntas sobre o tema!

Como declarar imóvel administrado por imobiliária?

Esse costuma ser o principal questionamento dos proprietários de imóveis. Se é o seu caso, a operação é simples. Basta acessar a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior” e informar nela os rendimentos mensais da locação. Você pode deduzir a comissão paga à imobiliária que presta o serviço, devendo informá-la na ficha “Pagamentos Efetuados” usando o código 71 — “administrador de imóveis”.

Quais outras despesas você pode deduzir?

O proprietário do imóvel pode deduzir outras contas do valor tributável, desde que tenham sido pagas exclusivamente por ele. Estão entre elas os impostos e taxas que incidem sobre o bem, os custos com a cobrança ou o recebimento dos valores da locação e as despesas de condomínio.

Como declarar aluguel de imóvel adquirido antes de casar?

Quando os bens são resultantes de casamento em regime de comunhão total, são direitos comuns. Assim, o cônjuge pode tributar os valores provenientes da locação de imóveis, dividindo o rendimento em 50% ou atribuindo-o a apenas um dos cônjuges.

Qual o limite de valor recebido para isenção?

Valores abaixo de R$28.559,70 (dados de 2018) dispensam a realização do ajuste anual da declaração de Imposto de Renda. Como a locação é um rendimento tributável, está inserida nessa regra.

Saiba quais são os cuidados necessários para a declaração de aluguéis

Declarar aluguel , como dissemos, tem algumas particularidades. Por exemplo, quando o bem é alugado para uma pessoa jurídica, a imobiliária ou o inquilino fará a retenção na fonte, ou seja, você recebe o valor já com o IR deduzido. Portanto, na hora de fazer a sua declaração, deverá receber o extrato anual da imobiliária ou do inquilino para usar as informações corretamente.

Se a transação ocorrer entre pessoas físicas, o proprietário do imóvel é o responsável por recolher o imposto mensalmente, usando o carnê-leão. Isso deve ser feito até o último dia útil de cada mês por meio de um sistema eletrônico disponibilizado no site da Receita Federal.

É preciso informar o valor do aluguel e as deduções legais. O software calculará automaticamente o imposto a pagar e o informará. Assim, na hora de declarar o IR, você poderá importar os dados diretamente do sistema.

Não se esqueça de guardar por até cinco anos todos os documentos referentes à locação do imóvel, incluindo as informações sobre pagamento. Assim, se houver algum questionamento por parte do Leão, você terá os comprovantes em mãos.

Imobiliárias também devem fazer a declaração

Não apenas os proprietários que devem fazer a declaração de renda para a Receita Federal. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras também devem apresentar a Dimob (Declaração de Informações de Atividades Imobiliárias) todos os anos. Nela, são feitas as prestações de contas de todas as negociações feitas no ano anterior.

É preciso dar atenção a esse documento, pois é a partir dele que o Leão faz o cruzamento de dados informados pelo proprietário do imóvel na declaração do Imposto de Renda com o das empresas que o administram.

Declarar aluguel pode ser menos difícil do que parece, se você seguir as orientações apresentadas. É importante que todos os documentos sejam devidamente arquivados para que você não corra o risco de cair na malha fina.

Este post foi útil para você? Que tal compartilhar em suas redes sociais e mostrar para outras pessoas que também precisam declarar a locação de seus imóveis no IR?

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp