Dicas práticas para administrar o aluguel do seu imóvel

Administrar o aluguel de um imóvel é delicado, pois esta atividade envolve conhecimentos sobre legislação, finanças, taxas, mercado imobiliário, e diversos outros detalhes. Veja aqui como administrar os seus aluguéis de forma mais tranquila e prática.

Nós falamos constantemente sobre a administração de imóveis, trazemos dicas de como fazer e até informações de como minimizar problemas na sua administração. A questão aqui é: como fazer tudo isso de forma tranquila e eficiente?

Como imobiliária, nós temos experiência em diversas situações, algumas mais comuns, outras menos. E seria um grande desperdício não compartilhar com você alguns pontos sobre a rotina de um administrador de imóveis que podem te ajudar muito.

Vamos trazer algumas dicas e a descrição sobre a rotina administrativa que baseia alguns processos aqui na Silveira Imóveis.

Ações simples e essenciais para a administração do aluguel de imóveis

A gestão de aluguéis não precisa ser um bicho de sete cabeças. Claro que, todo serviço – mesmo que seja para benefício próprio – vai gerar trabalho, e isso exige empenho e dedicação para que seja bem feito.

Se você tem imóveis e administra por conta própria, já deve ter se deparado com situações que te deixaram de cabelo em pé. E toda essa dor de cabeça só acontece quando não temos prática e conhecimento para agir da melhor forma.

Hoje conseguimos encontrar informação de fácil acesso, mas muitas vezes agimos de forma espontânea e imediata. O que pode interferir no bom relacionamento com inquilinos ou até gerar problemas financeiros.

Vamos imaginar a seguinte situação…

Você tem um imóvel comercial alugado em Brasília, e após alguns anos de contrato, o inquilino começa a ter dificultade para manter o pagamento do aluguel em dia. Este locatário sempre foi um bom inquilino, nunca pediu descontos e muito menos atrasava a mensalidade (o inquilino dos sonhos!).

Mas com a crise, esse empresário mudou completamente o seu posicionamento. Além de todos os problemas financeiros que está passando, ainda se deparou com você buscando por seus direitos e cobrando os valores atrasados.

Afinal, o imóvel é seu, e todos nós concordamos que é seu direito receber o repasse do aluguel em dia, para manter o imóvel alugado, certo? Mas, também é certo mudar completamente o tratamento com este inquilino, levando em consideração todos os problemas que ele está enfrentando?

Muitas vezes nos deixamos levar pelo calor do momento, e mudamos o nosso posicionamento com os outros para impor aquilo que acreditamos ser nosso por direito. Por essa e outras razões, muitas negociações de renovação de contrato não dão certo sem o auxílio de um terceiro para conciliação.

Vamos imaginar a seguinte situação…

Então, o primeiro ponto muito importante que deve basear toda a sua tratativa com um inquilino é a sua inteligência emocional. Nós aqui da Silveira buscamos atualizações constantes para nossos profissionais, voltados para formas de comunicação não-violentas, por exemplo.

A empatia e o autoconhecimento são essenciais para negociações. Formular uma resposta com calma antes de reagir, e principalmente, conhecer os seus limites, são pontos muito importantes para a sua desenvoltura no tratamento com inquilinos. Você pode ler uma matéria completa sobre inteligência emocional clicando aqui.

Nossa intenção neste texto é trazer um pouco da essência sobre a administração de imóveis no geral, para que, caso você enfrente uma situação difícil com a de cima, outros fatores não influenciem na sua relação com o inquilino.

O mais importante em nossa visão, é ter suporte técnico e emocional quando se trata desse tipo de relação. E também para que não hajam resultados ruins para as duas partes, como a rescisão contratual, como acontece muito em casos de inflexibilidade. Esta ação pode resultar em muitas perdas.

Atualização de mercado

Depois de falar sobre as questões emocionais, que são pouco tratadas no setor imobiliário, queremos frisar sobre a importância em se manter atualizado no mercado de imóveis, e isso não precisa ser difícil.

Você pode fazer com que essa atualização seja divertida para você, assim, manter-se atualizado não será um processo sofrido. Por exemplo, se você gosta de assistir vídeos no Youtube, procure por um conteúdo de confiança que atue nesta rede e ative as notificações. Assim, sempre que houver uma nova publicação, você será notificado.

Com todas as facilidades da era digital isso se tornou muito fácil. Não é só o Youtube que oferece a opção de notificações, você pode fazer isso até pelo Instagram, se for uma rede que você tem familiaridade.

Tudo na internet deve ser uma facilidade, e não uma obrigação. Claro que você tem preferências, como as que citamos acima – vídeos mais longos como os do youtube, ou vídeos rápidos e fotos como as do Instagram. A questão é buscar por influenciadores que tenham conhecimentos úteis, seguros e em fácil acesso para você.

Acompanhar o que ocorre no mercado imobiliário é essencial para garantir que qualquer situação se torne menos problemática. Pois o assunto vira rotina, e isso faz com que você tenha suporte para administrar qualquer situação de maneira fluida e lógica.

Atualização de mercado

Algumas vantagens deste modelo de acompanhar páginas e influenciadores no meio digital, são:

  • Descobrir novas ferramentas para auxiliar a sua gestão, como: Ferramentas para organização, gestão financeira, envio de boletos, etc.
  • Atualização de preços.
  • Valorização de regiões na sua cidade.
  • Tendências que valorizam o imóvel e podem aumentar a sua renda.
  • Investimentos.
  • Taxas, gestão fiscal e declaração de IR.

Esses são apenas alguns assuntos que demandam atualização constante para não ter prejuízo. Mas, ao se manter atualizado, você vai perceber que diversas ações podem ser simplificadas e demandarem menos do seu tempo e esforço.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todos os assuntos do mercado imobiliário em Brasília:

  

Valorização do imóvel

A valorização do imóvel entra sutilmente em sua gestão, e muitas vezes essa oportunidade pode passar batida. Por exemplo, se um inquilino sugere colocar um portão eletrônico, você prefere manter como está ou acredita que vale o investimento?

Muitos proprietários acham que aceitar essa proposta, mesmo que assumindo completamente o valor de investimento, é “perda de dinheiro”. Mas, e quando o inquilino sair do imóvel, você quer manter o mesmo preço do aluguel, ou gostaria de anunciá-lo por um valor mais alto?

Para anunciar em um valor mais alto, o imóvel precisa estar em melhores condições do que no anterior. Se não você pode passar meses, e até anos, esperando por um inquilino. Ficar com o imóvel vago é um terror para proprietários, pois isso só gera despesa.

Voltando ao pedido do inquilino atual – investir em um portão eletrônico – esse investimento poderia surtir efeitos muito satisfatórios em uma próxima locação, ou até mesmo na renovação de contrato (você teria justificativas suficientes para pedir reajuste no valor do aluguel, já que o imóvel está ainda melhor do que quando o inquilino alugou).

A valorização do imóvel não acontece só quando há a troca de locatários, onde você faz aqueles pequenos ajustes para mantê-lo em bom estado. Ela ocorre a todo momento, mesmo com alguém residindo no local. Basta estar atualizado com as novidades de mercado – como falamos no tópico anterior – para sugerir melhorias ao inquilino e aceitar suas sugestões também.

Valorização do imóvel

Outro exemplo é, se surgir uma nova tecnologia que caberia perfeitamente na cozinha do seu imóvel. Se você não está dependendo totalmente do valor completo de recebimento do aluguel, você pode sugerir a melhoria ao inquilino.

Claro que, não é uma boa prática exigir algo, prezando sempre pelo bom relacionamento com o locatário. E nem ficar constantemente sugerindo melhorias, pensando em posteriormente aumentar o valor do aluguel.

Não devemos nunca ser invasivos e nem é aconselhável agir com segundas intenções – até porque, você pode perder um bom inquilino, que paga o aluguel em dia, por ter ficado “empurrando” situações para no fim das contas se beneficiar.

Mas podemos dizer que é uma boa prática sugerir melhorias na rotina e bem estar dos moradores. Além de melhorar o relacionamento com quem reside no seu imóvel, para de alguma forma garantir que esta pessoa irá prezar pela conservação do seu patrimônio, você está também garantindo a sua valorização.

Veja aqui 4 dicas de como valorizar um imóvel na hora de alugá-lo.

Divulgação, apresentação e visitações

Estes são três aspectos que podem influenciar diretamente no tempo para alugar o seu imóvel. Se alguma dessas etapas não for feita corretamente, provavelmente você vai demorar para alugar, ou receber diversas propostas absurdas.

Veja algumas dicas para tornar cada um dos três itens natural e descomplicado:

  • Divulgação
  • Apresentação
  • Visitação

Gestão mensal

As dicas que demos até agora influenciam diretamente em sua gestão mensal. Por exemplo, para ter um processo facilitado de envio de boletos, você pode contar com ferramentas de automação. E as sugestões de quais ferramentas escolher você encontra rapidamente pesquisando no Google.

Ou ainda, o método que você optar para se atualizar no mercado pode te ajudar a encontrar ainda mais facilidades que influenciem na administração mensal de seus imóveis alugados.

Mas, nada que você faça vai te desobrigar de estar em contato constante com o inquilino, com prestadores de serviço, e até em relação à fiscalização e declaração do imposto de renda.

A gestão mensal muitas vezes se torna cansativa pelos pequenos detalhes e pela constância com que acontece. Por mais que você consiga simplificar alguns detalhes com ferramentas e com organização, nada te livra de certos incômodos que envolvem essa administração.

Por isso, a melhor solução sempre é contar com profissionais capacitados e cuidando exclusivamente de todos estes detalhes. Para que você realmente tenha tranquilidade e não se preocupe com nada que envolva a gestão do aluguel e do imóvel.

Como uma imobiliária pode te ajudar?

A imobiliária entra em todos os processos que envolvem a administração de imóveis:

  • Divulgação dos imóveis disponíveis nas redes sociais e anúncios patrocinados;
  • Fotos dos imóveis feitas com fotógrafo profissional;
  • Publicidade nos principais portais imobiliários e destaque;
  • Assessoria Jurídica gratuita por meio de escritório especializado;
  • Departamento de Cobrança Ativo com técnicas de Comunicação Não Violenta;
  • Visita acompanhada dos interessados aos imóveis vagos;
  • Avaliação mercadológica de todos os imóveis para que a comercialização seja feita em valor justo;
  • Elaboração da DIMOB anual;
  • Informação mensal dos rendimentos aos proprietários para emissão do Carnê Leão;
  • Assessoria de reparos do imóvel com equipe própria e/ou indicação de outras com qualidade atestada;
  • Assinatura digital de todos os documentos e contratos.

Mas lembre-se, nem todas as imobiliárias atuam em todas essas etapas. Esta descrição acima é tudo o que a gestão de imóveis da Silveira contempla. Veja mais sobre como uma imobiliária auxilia na administração de imóveis para aluguel.

Leia também sobre a taxa de administração de imóveis. O que é, por que existe, quais serviços estão inclusos e quais são as vantagens.

Conclusão

Toda  administração que demanda esforços mensais pode causar dores de cabeça. A Silveira Imóveis surgiu justamente pelo incômodo e frustração de Álvaro Silveira – fundador da Drogaria Rosário – que após muito tempo confiando seus imóveis à imobiliárias, percebeu a dificuldade em encontrar um serviço imobiliário completo em Brasília.

Administrar um imóvel, alcançando todos os pequenos detalhes que envolvem essa gestão e resolvendo os problemas para o proprietário, não é tarefa tão fácil. Esse é justamente o nosso maior objetivo: Fazer com que seus imóveis sejam fonte de renda e não de preocupação!

Ao desenvolver um serviço integral, eficiente e em constante aperfeiçoamento, nosso objetivo é oferecer ao mercado imobiliário e a você, proprietário de imóveis, uma gestão confiável e que não gere maiores problemas.

Se gostou do nosso conteúdo, assine nossa newsletter aqui no rodapé do site, e receba nossas atualizações quinzenalmente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp