Imposto de renda do aluguel: 3 sinais que está perdendo dinheiro

No inicio do ano, chega o período onde começamos a pensar na declaração de imposto de renda sobre aluguel de imóveis. E por isso, é importante se atentar às regras para não cometer nenhum erro que possa levar você a perder dinheiro. 

O mercado imobiliário está sempre cheio de investidores, pessoas que compram imóveis para revender, como também para alugar, e dessa forma receber um bom retorno financeiro em cima das mensalidades da locação. Como qualquer rendimento, ele também deve ser declarado à Receita Federal. 

Na declaração do Imposto de Renda sobre aluguel de imóveis, é possível que ocorram erros cometidos pelo próprio contribuinte durante o preenchimento dos dados, já que na maioria dos casos as pessoas esquecem de declarar alguns valores que receberam, bem como os que pagaram. 

Esse tipo de erro pode trazer muitas dores de cabeça no futuro! Para ajudar nesse momento, separamos ao decorrer deste texto três sinais de que você pode estar perdendo dinheiro nesse processo. Confira! 

Leia também : Financiamento de imóveis cresce mais de 40% em um ano  

Perder os prazos estipulados

Uma das coisas mais importantes para se atentar é o prazo das tarefas estipuladas anualmente pela Receita Federal, e, na declaração do imposto de renda sobre o aluguel isso não é diferente. 

Afinal, a gestão dos itens exige organização para que o proprietário não seja pego desprevenido e, assim, evite pagar multas no processo. Uma situação como essa pode ser evitada com certeza.

Sendo assim, é importante se organizar, planejar e estar alinhado às exigências do governo, no que se refere a impostos e declarações fiscais. Para este cenário, aqui, na Silveira Imóveis, prestamos assistência nos serviços de gestão fiscal de imóveis aos nossos clientes proprietários de bens comerciais ou residenciais em Brasília. 

Neste cenário, a imobiliária é responsável por auxiliar o proprietário com as taxas de seu empreendimento, sempre se atentando às regulamentações e aos prazos. Serviços como a emissão anual da Declaração de Informações s/ Atividades Imobiliárias (Dimob), informações para emissão do carnê-leão mensalmente e a Retenção de Imposto de Renda sobre aluguéis na fonte, são as facilidades apresentadas por uma prestadora de serviços deste tipo.

Saiba mais em : Gestão fiscal de imóveis: Como uma imobiliária pode te ajudar

Declaração equivocada do imposto de renda sobre o aluguel

Primeiramente, vale destacar que tanto o locador que é o dono do imóvel, quanto o locatário que é o inquilino, devem inserir dados sobre o contrato de aluguel em suas declarações do Imposto de Renda. Já que esse tipo de negociação está ligada ao rendimento e às despesas de ambos os envolvidos.

Portanto, valores referentes a um contrato de aluguel devem entrar na base de cálculo do Imposto de Renda. O morador do imóvel deve declarar, já que o seu pagamento constitui uma renda para o locador, e essas informações devem bater com os dados declarados pelo proprietário do bem. 

Um dos problemas que geram perda de dinheiro no processo é a declaração errada do imposto de renda sobre o aluguel. Em alguns casos, existe também a falta de demonstração por parte do proprietário. É importante entender que, é preciso declarar os rendimentos vindos do aluguel, e o recolhimento mensal do chamado “Carnê-Leão” da Receita Federal. 

Entretanto, quando o proprietário informa os valores recebidos, o sistema de Receita faz o cálculo do imposto que precisa ser pago. A data limite é o último dia do mês seguinte após ter recebido o valor do aluguel pelo inquilino. Por isso a importância de se atentar a todos os itens de forma criteriosa, para não haver enganos e transtornos.

Por fim, é muito importante estar ciente dos valores que devem ser declarados no imposto de renda sobre aluguel. Isso porque, se houver algum erro ou dado incorreto na declaração do IR, a pessoa corre o risco de ter problemas fiscais e até mesmo ficar submetida ao pagamento de uma multa.

A ajuda profissional nesta etapa pode ser de grande valia, pois, é possível ter uma visão mais ampla e completa do que deve compor a declaração ou não. Desta forma, evitando cair em pegadinhas e fugir de complicações desnecessárias com o ato obrigatório.

Leia mais : Como declarar à Receita Federal o Imposto de aluguel? Aprenda agora!

Não saber diferenciar a declaração por Pessoa Física e Jurídica

Quando o aluguel é recebido de Pessoa Física (PF), os valores declarados pelos proprietários de imóveis devem ser tributados. Para o caso de locadores que recebem mensalmente mais do que o valor mínimo para a isenção, terão um imposto mensal obrigatório pago por meio do programa Carnê-leão.

Quando você recebe aluguel de uma Pessoa Jurídica, deve declarar o valor na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Fica por responsabilidade da empresa reter o Imposto de Renda na fonte sempre que o valor do contrato de locação ultrapassar o mínimo para isenção. Sendo assim, o dono do imóvel não vai precisar se preocupar com o pagamento do Carnê-leão.

No caso da intermediação do aluguel ser feita por uma imobiliária, o mesmo procedimento citado para pessoa física, deve ser feito também para a pessoa jurídica.

Declaração de imposto de renda sobre aluguel: Quem pode te ajudar?

Como vimos ao longo do texto, é muito importante estar atento aos valores declarados no imposto de renda. Com toda a burocracia, se você não realizar o processo com cuidado e clareza, pode acabar perdendo dinheiro.

Portanto, caso você tenha alguma dúvida mais complexa ou não saiba como declarar, entre em contato com um profissional. Se for o caso de algum imóvel, você pode contar com o auxílio de uma imobiliária, que já está por dentro de todas as etapas envolvidas nesses casos. 

Nós da Silveira Imóveis estamos preparados para lidar com todos os itens que esse processo exige. A experiência com tantos anos trabalhando e auxiliando nossos clientes, contribuem para que possamos sempre auxiliar o proprietário em sua declaração de imposto de renda sobre aluguel de imóveis.

Tudo é feito com segurança e tranquilidade. Nossos serviços incluem a administração de todo o processo de aluguel e venda – divulgação, negociação, contrato, vistoria, administração do imóvel, mediação de conflitos, e administração de saída de inquilino. 

Além disso, podemos auxiliar você em todo o processo fiscal e jurídico. Visualizamos esta necessidade por conta de tantos problemas que proprietários de imóveis encontram em sua administração. E pensamos em oferecer este apoio, pois nos preocupamos com a prosperidade dos negócios de nossos clientes.

Procure a ajuda de profissionais capacitados, você pode contar com escritórios de advocacia ou uma contabilidade. Ou também, conte com uma imobiliária que une todos os serviços em um só lugar.

Conclusão  

A Silveira Imóveis pode auxiliar você nesse processo, com muito conhecimento técnico, jurídico e fiscal. Ao deixar seu imóvel sob nosso cuidado, aqui realizamos diversos procedimentos para que tudo saia de modo completo  na sua declaração de Imposto de Renda sobre aluguel. 

Temos uma gestão rigorosa para garantir todos os direitos às duas partes. Assim como, administramos imóveis em Brasília com excelência.
Conte com todo o conhecimento da Silveira Imóveis para administrar seu patrimônio e não sofrer com todos os problemas fiscais que envolvem os seus investimentos. Fale conosco !

< Post mais antigoPost mais novo >

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp