Receita Federal reduz tributação para setor imobiliário

Mudança no entendimento da Receita Federal sobre o pagamento de impostos na venda de imóveis anteriormente alugados, pode ser um grande benefício. Veja as mudanças da tributação para setor imobiliário.

Uma recente mudança da Receita Federal pode beneficiar o setor imobiliário, já que o órgão mudou seu entendimento em relação ao pagamento de impostos na venda de imóveis anteriormente locados, desde que se encaixem no regime de lucro presumido. 

A partir de agora, empresas do setor que venderem esses bens, poderão pagar menos Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e o Imposto de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Antes, a operação era tributada como ganho de capital. 

A Receita Federal publicou a decisão no site de normas, na Solução de Consulta nº 7, editada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit).

Com a mudança, o órgão passa a interpretar o resultado da venda de bens anteriormente locados como receita bruta, desde que a locação esteja compreendida no objeto social da empresa. Desta forma, as alíquotas do lucro presumido baseiam o tributo: 8% para o IRPJ e 12% para a CSLL.

Crise

Em momentos de crise, é comum que imobiliárias aluguem imóveis não comercializados e posteriormente, os coloquem à venda. Portanto, a mudança na Tributação para setor imobiliário pode ser muito significativa, já que existem casos inclusive de desistência da venda, por conta da alta tributação.

A mudança também é positiva do ponto de vista fiscal, pois a Receita Federal estava atuando em empresas que não classificam as vendas desse tipo de imóvel no regime de ganho de capital. 

Isso porque, o entendimento que antes definia que apenas a classificação contábil de ativo circulante para não circulante não era suficiente para modificar a tributação. 

Em entrevista para o Valor Econômico, Luís Rodrigo Almeida, sócio do Dib Almeida Laguna Manssur, explica que a questão também interessa a propriedades familiares ou empresas do ramo imobiliário, que se desfazem de imóveis que não utilizam mais no negócio. 

Leia também: Atenção com o Leão: 4 dúvidas na declaração do imposto de renda de imóveis alugados

O que mudou na tributação desse tipo de operação?

Até o momento, a receita obtida pela alienação de ativos imobilizados era compreendida como ganho de capital, mesmo que posteriormente fosse redefinido como ativo circulante com intenção de venda. 

Nesse caso, a tributação era de 25% de Imposto de Renda e 9% de CSLL, sobre a diferença entre o valor de compra e de comercialização. 

Especialistas apontam que a nova interpretação está mais de acordo com a realidade do mercado, e com as normas contábeis vigentes. Admitindo que as empresas podem vender seus imóveis que já estiveram em seu ativo imobilizado, sem que isso represente ganho de capital.

Leia também: Entenda os 4 benefícios de investir em imóveis comerciais

Exceções na Solução de Consulta 

É importante ressaltar que a Solução de Consulta ainda tem uma exceção, que diz respeito à venda da sede de empresas. 

A Receita Federal considera a venda de imóveis próprios, mesmo que esses bens tenham sido locados para terceiros, como sujeita à tributação de ganho de capital. No entanto, especialistas contestam essa medida, argumentando que não há impedimento legal para que organizações com atividades paralisadas devido à pandemia alterem o objeto social. Abrangendo a compra e venda de imóveis, a fim de comercializarem seus bens dentro das novas regras de tributação.

Outro ponto de atenção é que o texto afirma que pessoas jurídicas que tenham no objeto social a exploração da atividade imobiliária, estão sujeitas à incidência cumulativa de 0,65% de PIS e 3% de Cofins. Isso ocorre independentemente do fato de que os imóveis já estejam alugados a terceiros.

Gostou desse conteúdo ou tem mais dúvidas em relação aos impostos desse tipo de operação? Entre em contato com a Silveira Imóveis ou acesse o nosso blog.

< Post mais antigoPost mais novo >

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp