Veja 6 dicas para fazer a cobrança de aluguel aqui!

Depois que você fecha a negociação com o inquilino para ocupar o seu imóvel, a expectativa é receber o dinheiro combinado todo mês. Porém, situações inesperadas podem ocorrer e o valor não ser depositado na data correta. Nesse caso, é importante saber como fazer a cobrança de aluguel .

Ao mesmo tempo em que esse problema compromete a sua renda, é fundamental manter uma boa relação com a outra parte para evitar dores de cabeça. Todas as regras estão estipuladas no contrato e a sua função é segui-las para encontrar a solução correta e entrar em acordo.

Separamos seis dicas para você fazer o contato com o inquilino e realizar a cobrança com educação. Confira!

1. Faça um contato amigável

Manter a melhor relação possível com o inquilino é a grande dica para evitar problemas. Durante a negociação, as garantias são uma forma de provar que ele tem condições de arcar com os pagamentos em dia, mas você pode pedir outros documentos comprobatórios, como a declaração do Imposto de Renda.

Na vigência do contrato, o atraso pode ocorrer por problemas financeiros ou familiares do inquilino, ou seja, em situações esporádicas. Nesse caso, a dica é fazer um contato amigável para entender os motivos e procurar uma solução, o que deixa o ambiente mais propenso para um acordo.

Essa comunicação pode ser feita pelo telefone ou por WhatsApp, mas lembre-se de respeitar o horário comercial e não ser invasivo. Mesmo que você tenha a razão na história, lidar com seres humanos demanda empatia para não criar uma rixa desnecessária.

2. Envie notificações por escrito para sobre a cobrança de aluguel

Uma das dicas principais para lidar corretamente e fazer a cobrança de aluguel é entrar em contato por escrito primeiro. Nesse e-mail ou mensagem, você deve usar palavras calmas e demonstrar que está aberto para uma conversa — o tom ameaçador cria uma barreira.

Mesmo por e-mail, está mantida a recomendação para fazer o contato em horário comercial. Seja sereno no texto e não use termos como “dívida” ou “inadimplência”, que são embaraçosas. Nesse momento, o seu objetivo é conseguir uma resposta e resolver rapidamente a questão.

Vale destacar que as notificações também funcionam como um resguardo para o proprietário. Se o inquilino não fizer o pagamento e acionar a Justiça for a única saída, você terá as provas de que buscou uma solução antes e conseguirá provar o descumprimento do contrato.

3. Mantenha um histórico dos pagamentos

Você sabe em que data o seu inquilino costuma pagar o aluguel? É importante manter esse histórico para saber se o atraso foi um caso específico ou se é algo recorrente. Nesse caso, pode ser um sinal de que ele está com problemas de renda e com dificuldades para cumprir a obrigação.

Você não precisa de soluções avançadas: uma simples planilha ou a união dos comprovantes mensais mostra esse resultado. Quando uma imobiliária faz o processo, ela reduz as chances de atrasos porque guarda a ficha cadastral das pessoas e é mais restritiva ao fechar o contrato.

4. Respeite a multa do contrato

O contrato é o documento mais importante do aluguel. Nele constam todos os direitos e deveres das partes envolvidas, inclusive na questão dos atrasos. Você deve garantir que as multas previstas sejam cumpridas, pois isso assegura a responsabilidade do inquilino.

Quando ocorre um atraso de poucos dias, é comum que as duas partes entrem em acordo e não haja a cobrança da multa. O problema é que essa decisão abre um precedente perigoso para os próximos meses, porque demonstra que você é complacente com esses pequenos deslizes.

Não é um erro optar por liberar a obrigação da multa na primeira ocorrência, mas deixe claro que essa situação não deve se repetir. Em caso de problemas financeiros, cabe ao inquilino procurar o proprietário para negociar uma rescisão amigável ou buscar a solução mais adequada.

5. Entre com a ação de despejo em último caso

Se o inquilino não cumpre o contrato e, mesmo depois das notificações, mantém a dívida e não devolve o imóvel, a última opção depois de fazer a cobrança de aluguel algumas vezes, é mover uma ação de despejo. Essa é uma decisão que está baseada nas regras e pode ser tomada para garantir a integridade e a segurança do proprietário.

Você deve mover a ação somente quando esgotar todas as opções anteriores. A Lei do Inquilinato permite que o proprietário solicite o despejo a partir do primeiro dia de inadimplência, mas as medidas drásticas não são recomendadas.

Se a cobrança do aluguel não funcionar, você deve executar a garantia apresentada pelo inquilino. O mais comum é procurar o fiador ou acionar o seguro fiança para realizar o pagamento do valor devido.

6. Procure ajuda especializada para fazer a cobrança de aluguel

Se você optou por negociar o aluguel diretamente com os interessados e sofre com o atraso do pagamento, esse é o momento de procurar uma imobiliária. Ter essa parceria aumenta a segurança do processo, principalmente na questão burocrática e na garantia de que o contrato será cumprido.

Muitas empresas oferecem assessoria jurídica sem custos para os seus clientes. Portanto, nos momentos em que o aluguel está atrasado, os corretores e especialistas são acionados para procurar a melhor saída e deixar o proprietário mais tranquilo quanto ao recebimento do dinheiro.

Para completar, o repasse de aluguel garantido é um benefício concedido pela imobiliária que garante o pagamento, mesmo que o inquilino não o realize na data combinada. Assim, você tem mais previsibilidade na sua renda e não sofrerá com o problema financeiro ou desorganização alheios.

A principal solução para não sofrer durante a cobrança de aluguel é contar com a ajuda de uma imobiliária. Dentro de uma boa empresa no ramo, existe um departamento especializado em fazer a gestão dos pagamentos e entrar em contato com o inquilino quando houver atraso.

Na Silveira Imóveis , o cliente tem o repasse de aluguel garantido em caso de inadimplência. Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços para o seu imóvel!

< Post mais antigoPost mais novo >

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp