Vistoria de imóvel para locação e para venda: Veja tudo sobre o assunto

Vistoria de Imóvel: Locação vs. Venda

A vistoria de imóvel para locação e venda são praticamente iguais, com a principal diferença sendo o objetivo. A vistoria é focada na preservação do imóvel, na venda, o foco é a entrega do que está sendo investido. Entenda os principais pontos que envolvem a vistoria e o laudo de vistoria para garantir seus direitos.

É preciso uma vistoria geral, garantindo que seja entregue nas mesmas condições. A preservação do patrimônio do locador depende diretamente desta ação, como a observação dos direitos do inquilino.

No caso da compra de um imóvel, a vistoria garante que ele seja entregue da mesma forma.

Imagine que você pagou mais caro por acabamentos não simples, ao receber o imóvel, não verifica esse quesito e aceita as chaves. Depois de algum tempo, os acabamentos começam a dar problemas – como torneiras oxidando ou dobradiças quebrando. Isso não seria justo, certo?

Locação

Na locação, imagine que você, inquilino, não testa todos os bocais de lâmpada do imóvel. Depois de algumas semanas residindo no local, você decide colocar uma lâmpada em um bocal da churrasqueira e percebe que ele não está funcionando.

As imobiliárias servem de intermediárias para garantir que você não saia prejudicado, nunca sabemos com quem estamos lidando, e evitar problemas é melhor do que passar pela dor de cabeça.

É muito importante observar cada detalhe com cuidado, isso pode voltar-se contra você em algum momento.

Qual a Importância da Vistoria de Imóveis?

A vistoria de imóveis garante que você receba o que investiu, quando imóveis usados.

Venda

Para exemplificar, imagine que você está comprando um apartamento já usado em Brasília. Você e o antigo proprietário concordaram em um preço, levando em consideração todas as características do imóvel listadas pelo vendedor. Fiação, hidráulica, portas, janelas, pintura, piso, jardim, sistema de alarme e câmeras… Tudo em perfeito estado. Depois de se mudar, você descobre que os pontos de luz, que tanto encantaram na visita, estão mal posicionados e alguns começaram a falhar.

Neste caso, você tem duas opções: entrar em contato com o antigo proprietário para tentar algum acordo, esperando que ele seja honesto e se ofereça para realizar as melhorias necessárias, ou se conformar e arcar com esse custo. Se você pagou por esses itens, não deve ter a dor de cabeça de ir atrás do responsável ou pagar duplamente. O correto é que um profissional assegure o bom funcionamento de todos os equipamentos na vistoria. Sinalize as falhas para ter desconto no preço da venda.

Locação

Mudando para o cenário da locação, imagine que você encontrou uma casa para alugar no Jardim Botânico. O imóvel está reformado, na vistoria de entrada você não fez todos os testes. Com o tempo, as portas do guarda-roupa começam a emperrar e precisam de conserto. O proprietário diz que o conserto é sua responsabilidade.

Não instalada corretamente, forçou as portas a longo prazo e apresentou defeito depois de alguns meses. Foi um detalhe tão pequeno que passou despercebido na vistoria, e você acaba arcando com o custo que não deveria ser seu.

Imagine para você, proprietário de imóveis. Você locou seu patrimônio em perfeito estado e ao final da locação recebe o imóvel com os móveis planejados cheios de riscos. Um pequeno grau de degradação é esperado, é nítido que uma criança riscou as portas do guarda-roupa, exigindo a troca e dificultando a nova locação.

Você pode facilmente cobrar esse valor do inquilino ou retirar da garantia (caução, seguros, etc.). Se você não tem como provar que as portas estavam em perfeito estado, como deve ser descrito no laudo da vistoria de entrada, é possível que o inquilino se recuse e você precise arcar com os custos dos ajustes.

Por essas e outras inúmeras situações, a vistoria de imóveis para locação e venda é tão importante. Seu principal objetivo é evitar problemas e dores de cabeça. Em qualquer situação, você terá que buscar seus direitos, o que causa muito mais incômodo do que uma análise minuciosa no início do acordo.

Como Funciona a Vistoria de Imóvel para Locação

A vistoria de locação deve ocorrer em dois momentos: na entrada de um novo inquilino e em sua saída do imóvel. A vistoria de entrada tem como objetivo descrever o estado do imóvel antes da entrada do inquilino, servindo como guia para a entrega do imóvel. Na vistoria de saída, é verificado se o imóvel foi devolvido nas mesmas condições.

As duas vistorias devem ser transformadas em laudos, que são anexados ao contrato de locação e ao distrato ao final. A vistoria de entrada funciona da seguinte forma: o vistoriador, geralmente um técnico ou corretor, vai até o imóvel e faz um levantamento descrevendo o estado do imóvel e de tudo que faz parte dele. O inquilino tem um tempo para contestar o descrito, de 5 a 10 dias, avaliar a situação, hidráulica e elétrica, podem ser avaliadas com o uso.

A vistoria de saída ocorre após a retirada dos bens do inquilino e entrega das chaves. O responsável pelo proprietário (corretor, imobiliária ou técnico) vai até o imóvel e faz o levantamento dos mesmos quesitos apontados na entrada, averiguando se o estado é o mesmo. Caso haja alguma divergência, o inquilino deve pagar pelo dano ou restituir o estado em um curto período.

As partes podem contratar técnicos para averiguar questões que nós, leigos, não somos capazes, como hidráulica e elétrica. Quanto mais completa a vistoria, mais garantias você terá.

Como Funciona a Vistoria de Imóvel para Venda

A vistoria de imóvel para venda é realizada após a assinatura do contrato de venda e aconselha-se que seja feita por um responsável técnico. Em alguns casos, como na compra na planta, o ideal é que seja feita por um engenheiro, para garantir que você está recebendo exatamente aquilo que pagou.

A vistoria de compra e venda é tão importante quanto a de locação, garante que você não receba algo inferior ao que pagou. As duas partes farão a vistoria, deve gerar um laudo reunindo as informações para a outra parte conteste. O laudo guiará se todos estão de acordo.

Quais Pontos Observar na Vistoria de Imóvel para Locação e Venda?

Ao realizar uma vistoria, observe:

  • Todos os pontos de luz (se funcionam);
  • Descreva se há alguma lâmpada e quantas;
  • A fiação elétrica, se possível;
  • Teste todas as tomadas;
  • A rede hidráulica, se possível;
  • Se há marcas de vazamento;
  • Estado das paredes (pinturas, buracos, ganchos, pregos, qualquer irregularidade);
  • Estado do teto e piso;
  • Rodapés e detalhes no teto (quinas quebradas, descoladas, riscos);
  • Fechaduras, maçanetas e chaves (quais portas têm chave);
  • Telhado e calhas;
  • Forro (marcas de goteiras);
  • Vidros e janelas (se nenhuma emperra, se há vidros quebrados ou trincados);
  • Mobília, se houver;
  • No caso de imóveis novos, qualidade de materiais no geral (rejunte, tinta, portas e maçanetas).

O Que é o Laudo de Vistoria e Como Fazer?

Ele junta as informações sobre a vistoria e é adicionado no contrato. Você pode anotar os pontos e contestações em qualquer lugar, depois deve-se redigir as informações de forma clara e concisa, tornando-se um documento válido.

Conclusão

Tanto para compra e venda quanto para locação, a vistoria de imóveis é essencial. Ela garante a preservação do imóvel e sua entrega no mesmo estado do início da locação, assegura os direitos do inquilino e, no caso da compra, garante que você receba exatamente o que pagou.

Aqui na Silveira temos uma vistoria extremamente detalhada e minuciosa que assegura os direitos dos nossos proprietários e inquilinos. Se você é exigente e quer seu patrimônio bem preservado, entre em contato. Será um prazer oferecer soluções para seus investimentos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp